Ensaio para um Eu


Quarta criação original do grupo de Teatro Comunitário A TRIBO 
Encenação e Coordenação de Daniela Simões

"SER SIGNIFICA ESTAR EM MOVIMENTO."


ENSAIO PARA UM EU estreou em Mafra, no dia 27 e 28 de Maio. Em Outubro, dias 28 e 29 de 2017, o ENSAIO voltou a pisar o palco para as suas últimas apresentações, no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. 

Olharam-se ao espelho dez pessoas. Cada uma na sua vez. Olharam-se ao espelho dez pessoas, e todas viram coisas diferentes. Essas dez pessoas, entusiasmadas, com o que acabava de lhes acontecer olharam-se outra vez ao espelho, cada uma na sua vez ou todas ao mesmo tempo, não me lembro, estava distraída também eu a olhar-me ao espelho. Sei que foi como se tivessem olhado pela primeira vez para dentro de si. Depois, na outra tarde em que se encontraram, essas dez pessoas falaram sobre aquilo que tinham visto. Decidiram então que juntas, iriam, em vez de uma festa, fazer um filme para explicar o que é ser. Os ensaios não tardaram.




NOTA SOBRE A CRIAÇÃO
Como se fosse possível separar todas as vidas que tem em ti. Não é, e ainda bem. Quando dás por ti estás a trabalhar com o teu grupo aquilo com que te tens confrontado, o que tens explorado em ti. Quando dás por ti estás a amarrotar a ideia que te apaixonou no espetáculo anterior e percebes que crescer é meter em causa, questionar e construir coisas novas. O futuro é isso!
A vida, muito mais rica do que alguma vez o teatro será, serve-te de espelho para o que levas para dentro do ensaio. É tudo muito silencioso e apaixonante: a vida e o teatro envolvem-se naquele momento, do ensaio, como se fossem um só, e dão de beber um ao outro. Este espetáculo é sobre isso: vida e teatro, juntos na mesma pesquisa. (...) Ser é mais que qualquer definição. Ser basta-se. (...)